SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.
Uma das maiores ambições das empresas que investem em Marketing Digital, é alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca.
No entanto, estar na internet não é o suficiente para garantir que seu site, e-commerce ou blog consigam um lugar na primeira página do Google. É preciso investir em uma estratégia específica para otimizar os resultados, e garantir que sua empresa alcance um bom posicionamento.
Afinal a concorrência pelas posições nos buscadores está cada vez maior, com as empresas vivenciando esse período de transformação digital.
O SEO pode ser dividido em duas partes, fatores internos e fatores externos. Os internos são relacionados aos sites, sendo que alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html, que é linguagem utilizada para construir páginas web.
Já a parte externa analisa como os outros sites se relacionam com os sites, quais as quantidade de links que estão apontando para o site, e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelos sites de busca, para que ele possa determinar a relevância da pagina, e quais as palavras-chave relacionadas a ela. O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank.
Não se deve confundir o SEO com links patrocinados, pois no segundo você pode pagar para ter a garantia de ficar na frente de outros resultados, podendo ficar até em primeiro se estiver disposto a pagar o preço.