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26 Apr 2010, Straubing, Germany --- FILE - ILLUSTRATION - An archive picture dated 26 April 2010 shows the shadows of two persons with their laptops in front of the Facebook logo in Straubing, Germany. According to media reports, Facebook plans its initial public offering in 2012. Photo: Armin Weigel --- Image by © Armin Weigel/dpa/Corbis

 

Uma boa parte do seu sucesso no Facebook, vai depender da eficácia dos seus posts.

Então, como escrever posts que incentivam aos likes e aos cliques? Qual é o segredo?

É preciso mostrar, que por trás daquela página, existe uma pessoa, para que os seus fãs se sintam mais motivados para se relacionarem com a sua empresa. As pessoas não se ligam às marcas. As pessoas ligam-se às pessoas.

Pense nas suas publicações das redes sociais, como se fosse uma criação de relação com as pessoas, que por acaso é,  mas numa larga escala, onde interage com centenas e milhares de pessoas duma vez.

Da mesma forma, quando um seguidor responde a um post que foi visto por centenas de pessoas, você pode facilmente responder diretamente a essa pessoa.

Quando publica um post, independentemente do assunto, oferece ao seu público-alvo uma forma de te conhecerem melhor, e isso dá mais confiança às pessoas, para quererem ser seus clientes.

Imagine ir a um evento de network. Você sabe que a maioria das pessoas estão lá para se promover, mas será que só se fala de negócios enquanto lá está? Não, claro que não. E nas redes sociais é a mesma coisa. Procure obter interação com as pessoas, e relacionar-se com elas a um nível pessoal. Seja uma pessoa, não uma marca.

Normalmente, os utilizadores nas redes sociais (particularmente no Facebook), têm tendência para ir ao encontro daquilo que é inspiracional e engraçado.

Embora possa se sentir tentado a partilhar vídeos engraçados ou uma frase motivacional, não o faça frequentemente. Você pode e deve fazê-lo, mas não frequentemente.

Este tipo de publicações pode atingir vários gostos, mas não abuse, porque se apenas partilhar conteúdo engraçado, as pessoas que constituem o seu potencial cliente, podem deixar de prestar atenção ao que publica, e as pessoas que prestam atenção e interagem com esses posts, podem não querer saber do seu negócio para nada. Encontre um equilíbrio.

Muitas empresas estão no extremo do 8 ou 80, ou seja, ao fazer posts, ou querem vender muito, ou não vendem nada. O ideal é ir variando os temas, e não querer empurrar, à força, produtos e serviços pela goela das pessoas.

Encontre um equilíbrio que funcione bem para o seu público-alvo. 

Quando publicar algo sobre a sua empresa, pode falar sobre novos produtos, eventos, ou alguma coisa que seja útil de mencionar, mas que não seja demasiado centrado em você.

Por exemplo, se escrever um post anunciando aos seus fãs que a sua empresa ganhou um prémio ou certificação, tente alinhar esse post, de forma relevante para as pessoas, e não apenas que seja um post de “olhem para nós que ganhamos este prémio, a nossa empresa é a maior”, as pessoas querem saber o que pode fazer por elas.

Publique frequentemente

Está com receio de estar a escrever muitos posts? O pior post, é nenhum post.

Um dos problemas das empresas redes sociais, é não publicarem conteúdos frequentemente. Mas o que é “frequentemente”? Será dois posts com 2 minutos de intervalo entre eles? Não. Publicar “frequentemente”, tem que estar alinhado com o seu segmento de mercado, e com a sua estratégia.

Isto pode ser três posts por dia, ou três por semana. Para isto tem que conhecer o seu público alvo e os seguidores da sua página: eles gostam de updates mais frequentes ou menos frequentes? Qual é normalmente o nível de interação com os seus conteúdos?

Experimente, experimente, experimente.

Escreva posts com um link para o seu blog (onde tem conteúdo de alta qualidade), posts com imagens ou vídeos, posts que sejam sobre o seu negócio (mas que mostrem o benefício para a pessoa), posts educacionais, e ocasionalmente um post com caráter mais humano e divertido.

Verifique as suas estatísticas, para perceber como é que as pessoas estão vendo aos seus conteúdos. O seu público-alvo gosta mais de vídeo e imagens, ou ignora-os? Tem mais partilhas nos posts se colocar uma imagem ou apenas texto?

Não salte para conclusões. Analise as coisas, e continue a experimentar e a medir os resultados, para que consiga dar mais valor aos seus seguidores e ter mais resultados para o seu negócio.

 

 

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