WordPress
WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). Em outras palavras, é um sistema usado para gerenciar sites, blogs, lojas online, portais de notícias, áreas de membros e outros tipos de páginas .
Mas o que esse CMS faz?
Como o nome indica, o objetivo do CMS é gerenciar o conteúdo de forma simples e prática.
Mais especificamente, sua missão é possibilitar a criação e edição de conteúdo em um site sem a necessidade de uma linguagem de programação.
A ideia é tornar mais fácil que mesmo produtores de conteúdo sem nenhum conhecimento prévio de codificação possam gerenciar todo o seu portal, loja ou blog de forma simples e intuitiva.
Isso inclui criar texto, usar imagens e vídeos e fazer formulários - sem falar nas várias opções para personalizar o layout do site e muitas outras funções.
A proposta do WordPress é justamente democratizar o desenvolvimento de sites que vão desde blogs profissionais até páginas maiores para quem tem uma empresa, projeto, portfólio ou qualquer outra ideia.
E com um domínio tão expressivo no mercado, o WordPress obviamente não fez sucesso apenas entre pequenos e médios produtores de conteúdo.
Pelo contrário: a plataforma foi escolhida para hospedar alguns dos maiores sites do mundo. Isso inclui as páginas online de grandes marcas, como o blog do console do PlayStation e os sites da BBC America e Forbes.
Como funciona?
O WordPress possui duas versões disponíveis para os usuários: a plataforma WordPress.com e o WordPress.org.
O primeiro é um serviço que oferece hospedagem gratuita de blogs e sites usando o software WordPress.
A segunda é uma plataforma de código aberto, que você pode baixar gratuitamente do site oficial e instalar em um servidor de sua escolha.
Para usar a plataforma gratuita, você precisará de um domínio e um host (que discutiremos posteriormente neste guia).
Não entraremos nas diferenças entre eles agora porque falaremos sobre isso mais tarde. Por enquanto, é importante esclarecer a existência dessas duas formas de uso do WordPress.
Além disso, eles compartilham um sistema muito semelhante. A ferramenta possui uma interface de gerenciamento de sites . Você verá várias categorias nesta tela, cada um com específico (e muito útil) apresenta para o seu site ou blog.
Dentre esses recursos, podemos destacar:
-
Adicionar, programar e editar posts para o site ou blog como se escrevesse em MS Word, por exemplo;
-
Inserção e edição de arquivos de mídia, como imagens , vídeos e áudios;
-
Criação de novas páginas, menus, categorias e tags para o site;
-
Moderar os comentários dos visitantes;
-
Rastreamento de dados básicos de acesso;
-
Editando o layout do site;
-
Gerenciando níveis de permissão para administradores de página;
-
Criação, adição, edição e exclusão de plug-ins e extensões;
-
Exportar e importar dados do site ou blog.
-
Quais são suas vantagens?
Se você ainda não entende por que o WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais usado no mundo, você entenderá agora.
Selecionamos nada menos que 7 benefícios para mostrar a você, de uma vez por todas, que o WordPress é o sistema definitivo para quem deseja ter um site que inclua conteúdo dinâmico.
Mesmo quem ainda não tem um blog já deve utilizar o sistema devido a estas 7 vantagens:
1. Uso intuitivo: você não precisa dominar a codificação!
Se você deseja ter um site hospedado ou gerenciado em WordPress, não precisa se preocupar com códigos ou linguagens de programação.
Usar o sistema é bastante simples. Por exemplo, ao editar um texto, você pode colocar palavras em negrito, justificar um parágrafo ou inserir uma imagem no conteúdo através dos botões indicados pelo editor da plataforma.
Quem lida com programação web sabe que HTML é uma das formas mais simples de código. Mas se você não sabe o que isso significa, também não há problema, porque você nem precisará usar.
A maioria dos recursos do WordPress são acessíveis com apenas alguns cliques - nem mesmo uma linha de código é necessária .
2. Fácil instalação
Outra grande vantagem do WordPress é que você não perde tempo antes de começar a usar todos os seus recursos, pois o processo de instalação é muito rápido.
Este é realmente um dos detalhes mais valiosos do site da plataforma. Sua instalação é conhecida por levar de 5 a 10 minutos, fazendo com que o WordPress se destaque da concorrência.
O WordPress oferece simplicidade e agilidade não só durante a instalação, mas também em suas atualizações. Isso pode ser feito de forma automática e muito rápida - ainda mais rapidamente do que a instalação inicial.
3. Grande variedade de plug-ins e extensões
O objetivo dos plug - ins é estender e melhorar a experiência de uso de um site, tanto para administradores quanto para visitantes.
Por exemplo, algumas extensões permitem criar galerias de fotos, aumentar a segurança do site e melhorar a velocidade de carregamento da página.
Em outras palavras, plug-ins e extensões funcionam como potencializadores que tornam seu site ou blog ainda mais forte e poderoso.
Mas o mais legal é a quantidade de plugins. Atualmente, são pouco mais de 50.000 deles disponíveis para instalação, e o melhor é que os principais são gratuitos!
4. Alterar modelos sem alterar o conteúdo
Outro ponto a favor do WordPress é a facilidade de alterar o layout de um site sem prejudicar o conteúdo já publicado.
Por exemplo: vamos supor que você esteja insatisfeito com o modelo atual do seu blog (um modelo de layout pré-elaborado).
Mesmo que você já tenha dezenas de postagens publicadas no blog, a alteração pode ser feita sem que nenhuma das postagens seja perdida.
A única coisa que muda é a forma como esse conteúdo é apresentado visualmente ao público, um típico ganha-ganha que é mais uma prova da flexibilidade do WordPress.
5. Usabilidade em dispositivos móveis
Buscando torná-lo o mais fácil possível para seus usuários, o WordPress também fornece acesso à sua plataforma por meio de dispositivos móveis.
Dessa forma, se você possui um smartphone ou tablet com Android ou iOS, pode baixar o aplicativo WordPress para gerenciar seu site a qualquer momento.
O legal é que os dois aplicativos funcionam para sites baseados em WordPress.com e WordPress.org.
6. Sistema de código aberto
Essa também é uma das principais vantagens do WordPress.
O fato de o código-fonte do sistema ser aberto permite que qualquer pessoa edite, aprimore e personalize suas versões, temas e plug-ins.
Você quer saber um benefício claro de o WordPress ser um software de código aberto?
A tradução da plataforma para o português brasileiro foi uma conquista notável para a comunidade de desenvolvedores WordPress no Brasil.
Além disso, a maioria dos recursos do WordPress vem de iniciativas de usuários.
Claro, para modificar o código WordPress e personalizar seu site, você precisará de um bom conhecimento de programação ou de um desenvolvedor profissional ao seu lado.
Mas é um fato: com o sistema aberto e uma comunidade ativa, como é o caso, o WordPress tem tudo para continuar evoluindo muito.
Em muitos aspectos, isso é ainda melhor do que ter um sistema com equipe de suporte própria pelas possibilidades de inovação e custo operacional.
7. Atualizações constantes
A quantidade de atualizações que o WordPress recebe é consequência da participação ativa da comunidade de desenvolvedores voluntários do WordPress.
A cada ano as atualizações melhoraram a usabilidade do sistema e o tornaram mais seguro.
Um detalhe importante: as atualizações do WordPress podem ser feitas automaticamente em seu sistema. Embora as atualizações automáticas sejam mais simples, recomendamos que você atualize manualmente.
fonte: https://rockcontent.com/blog/wordpress/