O que é loja virtual?

A loja virtual é uma ferramenta que tem por objetivo, promover negociações de compra e venda de produtos através da internet, oferecendo informações relevantes e objetivas como preço, especificações e formas de pagamento, para que o usuário possa adquirir um produto ou serviço com segurança e conforto, de qualquer lugar do mundo. 
 
Além da loja virtual transmitir confiança, segurança e transparência, com apoio e esclarecimento de dúvidas de forma rápida, deve promover a garantia de devolução do produto, através de canais de atendimento, como formas de contato de fácil localização.
 
Uma Loja Virtual funciona como um poderoso canal de vendas online, que amplia os limites de alcance de oferta dos seus produtos a nível nacional e até mundial e por este motivo, é importante que as formas de pagamento, sejam se possível variadas e comuns, principalmente se forem disponibilizadas através de cartões de crédito.
 
Vantagens de um e-commerce
 
Atuar no segmento de um e-commerce é mais simples e bem mais barato quando comparado com o investimento que se tem ao montar uma empresa física.
 
Com o e-commerce não há necessidade de contração de vendedores, o que facilita bastante a margem de lucro, já que não existe o comissionamento e também dá a liberdade de operar com linhas de descontos bem mais atraentes aos consumidores.
 
Uma das vantagens mais importante é poder disponibilizar seus produtos 24 horas todos os dias.
 
A plataforma
 
Essa é uma das primeiras e mais importantes decisões a serem tomadas por uma pessoa que deseja montar sua loja virtual. A escolha da plataforma é importante pois ela é a base da sua loja. Tudo que você construir estará dependendo dela e, por isso, é essencial escolher uma plataforma de loja virtual com qualidade e que seja flexível, para que você possa adequar às necessidades e preferências do seu negócio.
 
Segurança
 
Ao montar sua loja virtual, você deve ser preocupar com segurança por dois motivos: O primeiro é que seus potenciais clientes também se preocupam com isso e não querem que dados de compras como endereço completo, número de cartão de crédito, etc fiquem expostos na internet. Caso você aceite transações diretamente na sua página, é obrigado a utilizar ferramentas de proteção de dados na sua loja.
 
Marketing
 
Não basta escolher a plataforma, contratar um meio de pagamento e antifraude e ter um site seguro se você não tiver visitantes! Por isso, você precisa dedicar uma parte do seu tempo e dinheiro para captação de novos clientes para sua loja virtual. Listamos as principais fontes de tráfego (sites, aplicativos e plataformas que levam visitantes a seu e-commerce), que você pode utilizar para potencializar sua loja virtual:
 
Conteúdo – criar bom conteúdo é uma das melhores maneiras de atrair visitantes com potencial de comprar para sua loja virtual. É um método barato e que traz bastante resultado no longo prazo. Segundo pesquisa do eBricks, a criação de conteúdo é muito relevante para criar uma boa relação com seus consumidores.
 
Redes sociais – as redes sociais são ótimos canais para começar a construir a marca da sua loja virtual. Crie uma conta e comece a publicar conteúdos relevantes para seus clientes.
 
Google Adwords – é uma ferramenta de anúncios do Google. Funciona muito bem para empresas que tem verba de marketing e podem investir nesse canal, pois geram grande volume de visitantes em curto prazo, essencial para gerar as primeiras vendas.
 
Aumento de conversão – depois de trazer os visitantes para seu site, é hora de ser preocupar em transformar esses visitantes em clientes. Ou seja, o objetivo é aumentar a conversão de visitantes em clientes, essa proporção é chamada de taxa de conversão.
 
E-mail Marketing – é um dos melhores canais de vendas de toda loja virtual. Por isso, você deve se preocupar em manter uma lista de todos seus clientes para poder vender novamente para eles! Existem ferramentas que podem te auxiliar na gestão da lista de e-mails.
 
Suporte
 
Depois de trazer as primeiras visitas e vendas, você vai precisar se preocupar com o suporte desses clientes. Tanto o pré-venda quanto o pós-venda. Depois da “Lei do E-commerce”, todas as empresas que operam nesse mercado precisam oferecer suporte para seus clientes. Se você está começando agora, é provável que você mesmo vá realizar esse suporte, diretamente por e-mail e seu telefone. Com o tempo e com o crescimento do seu negócio existem ferramentas disponíveis no mercado online que podem te auxiliar no suporte ao cliente.
 
Backoffice
 
Em todas as lojas virtuais, mesmo as mais básicas, há os seguintes processos:
  • Receber o pedido que foi gerado na plataforma,
  • Verificar os pagamentos (boletos, cartões, depósitos bancários, etc),
  • Separar as mercadorias do pedido e conferir a separação,
  • Embalar as mercadorias,
  • Emitir as notas fiscais eletrônicas e etiquetas,
  • Expedir e/ou despachar as mercadorias,
  • Acompanhamento da entrega do pedido (mantendo o cliente informado).
Correios – os Correios são o meio mais simples de começar a realizar suas entregas, então é necessário uma visita a uma agência.