UA-76831325-1 Pirasites Marketing Digital - Promovendo Empresas no Facebook

Promovendo Empresas no Facebook

 
 

Uma boa parte do seu sucesso no Facebook vai depender da eficácia dos seus posts.

Então,como escrever posts que incentivam aos likes e aos cliques? Qual é o segredo?

A forma mais fácil de promover um negócio no Facebook é parar de escrever como um negócio ecomeçar a escrever uma uma pessoa a falar sobre um negócio.

É preciso dar a conhecer às pessoas que existe ali um ser humano por trás daquela página, para que os seus fãs se sintam mais motivados para se relacionarem com a sua empresa. As pessoas não se ligam às marcas. As pessoas ligam-se às pessoas.

Bonecos com rodas dentadas

Como promover um negócio como uma pessoa

Pense nas suas publicações das redes sociais como se fosse uma criação de relação com as pessoas – que por acaso é – mas numa larga escala, onde interage com centenas e milhares de pessoas duma vez.

Da mesma forma, quando um seguidor responde a um post que foi visto pode centenas de pessoas, você pode facilmente responder diretamente a essa pessoa.

Quando publica um post, independentemente do assunto, está a dar ao seu público-alvo uma forma de o(a) conhecerem melhor, e isso dá mais confiança às pessoas para quererem ser seus clientes.

Imagine ir a um evento de networking. Você sabe que a maioria das pessoas estão lá para se promover, mas será que só fala de negócios enquanto lá está? Não, claro que não. E nas redes sociais é a mesma coisa. Procure obter interação com as pessoas e relacionar-se com elas a um nível pessoal. Seja uma pessoa, não uma marca.

Partilhar o conteúdo

Equilibrado e moderado

Normalmente os utilizadores nas redes sociais (particularmente no Facebook) têm tendência para ir ao encontro daquilo que é inspiracional e engraçado.

Embora possa se sentir tentado(a) a partilhar vídeos engraçados ou uma frase motivacional, não o faça frequentemente. Pode e deve fazê-lo, mas não frequentemente.

Este tipo de publicações pode ter vários gostos e partilhas, mas não abuse, porque se apenas partilhar conteúdo engraçado, as pessoas que constituem o seu potencial cliente podem deixar de prestar atenção ao que publica, e as pessoas que prestam atenção e interagem com esses posts giros podem não querer saber do seu negócio para nada. Encontre um equilíbrio.

Se vai publicar algum conteúdo divertido, o post a seguir a essa deve ser um link para o seu website ou outro conteúdo que não seja humorístico (ex.: informativo, educacional). Assim, está a alternar entre temas para não saturar as pessoas.

Muitas empresas estão no extremo do 8 ou 80, ou seja, ao fazer posts, ou querem vender demasiado, ou não vendem nada. O ideal é ir variando os temas, e não querer empurrar à força produtos e serviços pela goela das pessoas, mas também não ser coitadinho(a) e não ir atrás da venda (pelo menos de vez em quando).

Teve o que pagou.

Encontre um equilíbrio que funcione bem para si e para o seu público-alvo. Seja útil, e venda de vez em quando, ao colocar um link para landing pages no seu website.

Ao fazer isto estará a publicar conteúdo que as pessoas querem partilhar com os amigos. E porque é que quer publicar posts que são partilhados? Porque gera mais atenção e tráfego para a sua página e website.

Quando estiver a publicar sobre a sua empresa, pode façar sobre novas páginas de produto, eventos, ou alguma coisa que seja útil de mencionar, mas que não seja demasiado centrada em si.

Por exemplo, se escrever um post a anunciar aos seus fãs que a sua empresa ganhou um prémio ou certificação, tente alinhar esse post de forma a ser relevante para as pessoas, e não apenas que seja um post de “olhem para nós que ganhámos este prémio, a nossa empresa é a maior” – as pessoas não querem saber de si para nada, só querem saber o que pode fazer por elas.

Publique frequentemente

Está com receio de estar a escrever muitos posts? O pior post é nenhum post.

Um dos problemas das empresas redes sociais é não publicarem conteúdos frequentemente. Mas o que é “frequentemente”? Será dois posts com 2 minutos de intervalo entre eles? Não. Publicar “frequentemente” tem de estar alinhado com o seu segmento de mercado e com a sua estratégia.

Megafone com mapa animado

Isto pode ser três posts por dia, ou três por semana. Para isto tem de conhecer o seu público-alvo e os fãs seguidores da sua página: eles gostam de updates mais frequentes ou menos frequentes? Qual é normalmente o nível de interação com os seus conteúdos?

Experimente, experimente, experimente.

Escreva posts com um link para o seu blog (onde tem conteúdo de alta qualidade), posts com imagens ou vídeos, posts que sejam sobre o seu negócio (mas que mostrem o benefício para a pessoa), posts educacionais, e ocasionalmente um post com caráter mais humano e divertido.

E acima de tudo, veja as métricas.

Verifique as suas estatísticas para perceber como é que as pessoas estão a responder aos seus conteúdos. O seu público-alvo gosta mais de vídeo e imagens, ou ignora-os? Tem mais partilhas nos posts se colocar uma imagem ou apenas texto?

Não salte para conclusões. Analise as coisas, e continue a experimentar e a medir os resultados para que consiga dar mais valor aos seus seguidores e ter mais resultados para o seu negócio.